2 de janeiro de 2013

Machado com hiperlinks


Há tempos pensei em pedir ajuda aos alunos do Curso Normal para inserir links para as referências que aparecem na obra Abrindo caminho, de Ana Maria Machado.

Montei um projeto¹ que foi apresentado à disciplina Oficina Projeto Pedagógico Usando Texto, Imagem e Som, do Curso de Especialização Tecnologias em Educação - CCEAD - PUC-Rio.

Dois anos depois, nada... :(

Lembrei desse trabalho ao abrir uma indicação no twitter da Fundação Casa de Rui Barbosa: Romances e contos em hipertextos:

Neste site, onde se pretende disponibilizar todos os romances e contos de Machado de Assis com links para as referências neles identificadas (...).
(...) o leitor poderá não apenas desfrutar o romance ou o conto em si, mas também achar, nas notas em forma de links, explicações sobre todas as citações e alusões do texto: tanto as de natureza simbólica (autores, obras de arte, personagens, fatos históricos referidos por Machado de Assis), como as menções a lugares e instituições não-ficcionais (bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro, lojas, teatros, cafés que as personagens machadianas frequentam).
Algumas obras já estão editadas - Ressurreição , A mão e a luva, Helena, Iaiá Garcia, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires e Contos fluminenses.

Outras virão.

Uma delícia passear pelo texto de Machado e encontrar referências que ajudam a ampliar os sentidos da leitura.

*** *** *** *** *** *** *** *** ***

1. "Abrindo caminho" - texto que publiquei em 2010, em que comento o projeto mencionado acima


Nenhum comentário: