26 de dezembro de 2008

Sobre a autora



Currículo Lattes

Apresentação resumida!
Eu? bom, eu...
...moro em Uruguaiana - RS. Sou casada com um cara muito bacana!
Temos um filho lindo! Trabalho como professora da rede estadual. Amo as Letras. Estou descobrindo as TICs e me apaixonando...
- Formação
  1. Graduação em Letras – língua portuguesa e literaturas da língua portuguesa (FAFIUR/PUCRS)
  2. Especialização em Ensino de língua portuguesa (PUCRS)
  3. Especialização em Tecnologias na educação (PUC-Rio/MEC)
- Atuação

- Professora de língua portuguesa e de literatura
  • no ensino médio (até  2008);
  • na EJA - ensino médio (até 2008);
  • no Curso Normal em nível médio e Aproveitamentos de Estudos (desde 2009).
- Professora de didática da linguagem e de literatura infantil no Curso Normal em nível médio e Aproveitamento de Estudos.

- Coordenadora do laboratório de informática da escola (até 2012).
    :: :: :: :: :: ::

    Apresentação mais detalhada
    (para quem tiver vontade (=saco!) de saber mais...)

    Eu?

    Bom, eu nasci em Uruguaiana - RS, em 08/02/62.

    Na infância, morava “para fora”. Lá vivenciei tudo de bom que essa experiência implica: brincava pelo  campo; tomava banho nos açudes; pescava lambaris; depois da chuva, pulava nas poças de água, fazia bolinhos de barro; tomava mate (chimarrão) doce; andava a cavalo nos cavaletes (lugar em que os peões guardam os arreios) - nunca fui de montar em cavalos de verdade: aqueles animais enormes e bastante voluntariosos me assustavam… Ouvia as histórias dos “homens”, no galpão, ao redor do fogo de chão, depois de um dia de “lida”… Acho que aí começou a se formar a leitora!

    O 1º e o 2º graus (era assim na época) foram em escolas católicas.

    Aos 17 anos, mudei de cidade, sozinha, para cursar Comunicação Social.

    Nesse tempo, reinventei minha vida!

    Não conclui o curso, vim, apaixonadamente, para as Letras! Achava que, como professora, poderia mudar o mundo… E como professora de língua portuguesa, então! poderia devolver a palavra para as pessoas, em especial, a palavra escrita! (Só para contextualizar: era o início dos anos oitenta, saíamos da ditadura militar…)

    Mais tarde aprendi, embora saiba que o autor não é Paulo Freire, gosto de pensar que foi ele: “A escola não muda o mundo. A escola muda as pessoas. As pessoas mudam o mundo”.

    Minhas primeiras tentativas de mudar o mundo se deram em escolas particulares; a gurizada da 5ª série era meu porto seguro!

    Somente em 2000, fiz concurso para a rede pública estadual.

    Nessa época, optei por uma escola recém inaugurada dentro de uma unidade da FASE. O convívio, durante quatro anos, com os adolescentes infratores, me fez rever muitos pontos de vista, muitas certezas se tornaram dúvidas… aprendi muito… e dos meninos brotou poesia - um jeito de se sentirem livres!!! Pena que o mundo seja tão excludente!

    Hoje, atuo no ensino médio: à tarde, minha galera são @s adolescentes e à noite, @s jovens e @s adult@s! Adoro estar em movimento com @s alun@s!¹

    Nas minhas idas e vindas, morei quase dois anos em São Leopoldo; treze, em Porto Alegre (amo a capital!); cursei um pouco de Filosofia (PUC-RS); me especializei no Ensino de Língua Portuguesa (PUC-RS); fiz a metade da especialização em Literatura Infanto-juvenil (FAPA)²...

    ...agora, estou blogando, numa tentativa de chegar mais perto da minha utopia: espalhar que tod@s podemos (e devemos) ser autores (as), não só de textos escritos e orais, mas da nossa história, nossa vida!

    Ah! Fui “mãe velha” - aos 37 anos -, mais por sorte do que por desejo… não sabia o que estava perdendo… O Tomás está crescendo bem: saudável, amoroso, criativo, cheio de opiniões, leitor, blogueiro, lindo...

    --------------------------------------------------------------------------
    @ Atualizações @

    1. Um desses movimentos, no início do ano letivo de 2009, me levou para o Curso Normal em Nível Médio! Mudei de turno (da noite para a manhã) e de modalidade de ensino (da EJA para o Curso Normal)! Estou me adaptando... ainda não consigo dormir cedo... mas estou bastante entusiasmada... acho que posso contribuir na formação de nov@s professores (as)!!!

    2. Em 2010, comecei a trabalhar com a disciplina Didática da Linguagem, no curso normal em nível médio e Aproveitamento de Estudos- mais um desafio e uma responsabilidade!

    3. Em 2011, assumi Literatura Infantil, também , no curso normal; e, em junho, a coordenação (não sei se existe essa função na rede estadual, mas é assim que me considero!) do laboratório de informática (uma pequena ousadia!).

    4. Em 2013, atuei no Ensino Médio Curso Normal e Aproveitamento de Estudos com as disciplinas Literatura (1º ano), Língua Portuguesa (3º e 4º anos) e Didática da Linguagem (2º ano e Etapa 1). Também, participei da Comissão de Estágio, supervisionando as práticas d@s alun@s do 4° ano e da Etapa IV.

    --------------------------------------------------------------------------

    Se tiveres paciência...

    Aqui fiz um autorretrato!
    Autorretrato atualizado!
    --------------------------------------------------------------------------







    10 comentários:

    Marli Fiorentin disse...

    Suely!

    AH! Os sonhadores, todos têm algo em comum.A persistência nos faz superar a descrença. A esperança é o nosso farol. Mas tem uma coisa que eu tenho diferente. Eu amava montar em cavalos. Até a quinta série eu ia para a escola sem gastar gasolina, o pior era quando o bichinho ou empacava ou então disparava estrada afora kkkkkkkkkkkkkkkkk. BJ!

    JOTA ENE ✔ disse...

    Professora? Nobre profissão.

    Ufa!! Comentei... rs

    Janaina Oliveira disse...

    Oi
    Gostaria do seu contato para te enviar um release sobre cursos de pós-graduação nas áreas de educação, psicologia, etc, que são assuntos de que você trata é é de interesse do seu público. Entre em contato comigo pelo e-mail janaina.oliveira@bolt.com.br

    Obrigada e parabéns pela mensagem

    Eloí disse...

    Seu blog é uma delícia! Gosto demais de passear por aqui.
    Abração
    Eloí Bocheco

    Fábio disse...

    Muito legal conhecer um pouco sobre você Suely, parabéns pelo lindo blog.
    Abraços

    Fernanda disse...

    Oi Suely, seus sonhos, sua determinação me deixam encantada. Nunca deixe que esse sonho de ser professora e mudar o mundo, morra em você. Tenho certeza que já mudou muitas vidas que passaram pelo seu caminho.
    Sou hoje, uma pessoa mais feliz por ter tido a oportunidade de te conhecer.
    Beijos, Fernanda

    Adriano Silva disse...

    Olá, estava lendo seu blog e gostei muito, eu tenho um site de cursos grátis http://www.icursosonline.com e gostaria de saber se tem interesse em fazer uma parceria de troca de links.

    abraços e sucesso

    Cláudio Henrique da Costa Pereira disse...

    Prezada SuelY
    Eu não sei como cheguei ao seu Blog, e não ia fazer comentários, mas como esse mundo virtual é tão fantástico, estou eu aqui comentando.
    Sou Professor de matemática e tenho uma história que algum dia vou postar em um dos meus Blogs, achei muito interessante você contar sobre sua infância, vou fazer isso também, atualmente estou com as duas matrículas do Estado no NTE RJ 018 Itaocara-RJ, e apesar de ter conhecido esse mundo maravilhoso da Informática em dezembro de 2005, só ano passado passei a medicar um pouco mais aos Blogs.

    Unknown disse...

    Oi, Cláudio Henrique!

    Tua visita me fez reler este texto! :) Fazia um tempão que eu não vinha até ele!!!
    Engraçado como os sentidos se ressignificam com o passar do tempo...
    Fiquei curiosa para ler teus textos...
    A web tem disso: encontros interessantes e surpreendentes, né?
    Tomara que a gente siga conversando...
    Abs

    Jerson Pita disse...


    Olá, tudo bem?
    Sou jornalista, e tenho uma sugestão de pauta para o blog de educação. Para qual e-mail posso enviar? Obrigado!

    jerson@target.inf.br