15 de junho de 2009

Melhores primeiras frases de romances



(Clica na imagem para saber sobre a origem e o autor!)

     A primeira impressão é a que fica: vale também para a literatura???

     Olha só que interessante a proposta do Leonardo Pastor, no Víceras Literárias:
Lanço um desafio aos leitores:
Já que a lista acima* não possui nenhum autor de língua portuguesa, faça sua própria relação de "melhores primeiras frases de romances escritos em português". Não precisam ser dez, mas ao menos uma que tenha lhe agradado bastante já é válido.
     Entrei na brincadeira! Aqui estão algumas primeiras frases que eu adoro:
  • “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” O Ateneu, Raul Pompéia
  • “Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando” – costumava dizer Ana Terra. O continente, Erico Verissimo (está bem, não é o início da obra, mas do quarto capítulo! Vale, né?!)
  • Antes de existir qualquer casa, cavou-se o cemitério ao sopé da colina, na margem esquerda do rio. Tocaia Grande, Jorge Amado
  • ------ estou procurando, estou procurando. A Paixão Segundo G.H., Clarice Lispector

--------------------------------------------------------------------

     * A lista a que Leonardo se refere foi criada pelo American Book Review: as cem melhores primeiras frases de romances – claro, que há o predomínio de obras em inglês.

     As dez primeiras posições estão traduzidas e linkadas no BiblioFilmes Festival.

5 comentários:

Unknown disse...

Oi,Suely.Muito interessante mesmo a idéia.Acrescentaria a de proust no 'Caminho de Swann'-'Durante muito tempo,costumava deitar-me cedo'.
Abraços.

Unknown disse...

Oi, James!

Há mais de quinze anos ganhei de meu marido "Em busca do tempo perdido"... De tão feliz, andava abraçada à obra, pra lá e pra cá... Comecei a ler... ainda não terminei...

É uma heresia: mas Proust, ainda, é demais pra mim!!!
É muito lindo!!! mas sufocante...

Um dia encaro a obra até o fim...

Abraços!!!

Leonardo Pastor disse...

Ótimas escolhas!

Muito bom esse tipo de "exercício", não é mesmo? Isso me fez tirar vários livros das estantes e recordar antigas leituras prazerosas...

Abraços!

adri. disse...

Amei o post Su...
Sabes que romances (cômicos) são minha especialidade, rsrs...
Saudade de ti minha querida.

Vale frases de literatura internacional? É eu sei,eu sei, mas fazer o que se sou "facim facim" de persuadir quando se trata de modismos literários? Então lá vai.

"Quando disse que não a queria, foi o tipo mais atroz de blasfêmia." Lua Nova - Stephenie Meyer / [aaaaaaaaah arrepiei!]

Pra não parecer tãããão iludida com o mundo romântico americanisado eu trago então...

"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." Clarice Lispector

Não é exatamente um trecho que faz transpirar romance pelos poros, mesmo assim o considero impressindível dentro de minha caixinha de frases para a vida inteira.
Beijo amiga!

Elaine dos Santos disse...

Suely, querida! ainda quieta, muitas aulas, provas e talicoisa?
tem um selo pra vc no meu blog. bjs e boa semana :)