26 de março de 2009

Meus hábitos de leitura

42-15242231
Achei muito legal essa proposta do blog Vísceras Literárias*, do Leonardo Pastor, e resolvi listar os meus ritos de leitora…

Tem também a coincidência: ontem li, numa entrevista de Marisa Lajolo, no Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro – Na Ponta do Lápis, nº 3 - a sugestão de fazermos o relato para os alunos da nossa experiência de leitura.
Na vida de cada leitor existiu, quando criança, um adulto que o introduziu no mundo dos livros. Muito provavelmente o professor será – e precisa ser mesmo – essa pessoa a iniciar as crianças no maravilhoso mundo dos livros.
Bueno, meus hábitos…
  • A primeira relação com o livro é pelo olfato. 
  • Tenho o hábito de ir a uma das duas livrarias da cidade…
  • Adoro olhar os livros nas prateleiras, pegá-los, cheirá-los, ler alguma frase perdida em alguma página, encomendar o que ainda não chegou por aqui e ficar a espera, ansiosa!
  • Não compro livro pela Internet por causa disso.
  • Leio bastante fragmentos de obras relacionadas ao ensino de língua e literatura.
  • Assim: pego o livro, leio, leio, leio e paro. Pego outro, leio, leio, leio e paro…
  • Tenho vários que leio aos pedaços!
  • Leio muitos contos (amo!)…
  • Leio muito poemas (amo!)…
  • Leio com meu filho de nove anos (amo!)…
  • Leio para meu filho (amo!)…
  • Ele lê para mim (amo!)…
  • Leio para meus(minhas) alun@s (amo!)…
  • Às vezes, escolho livros pelo título… fiz uma lista de títulos que acho sensacionais (é só dar uma olhada ali na coluna à direita do Ufa!: Títulos tudo a ver!).
  • Compro muitos livros que não leio; apenas, pelo prazer de tê-los na minha prateleira, ao alcance dos olhos…
  • Leio no ônibus… consigo – e adoro!- me desligar do trajeto massacrante que me leva até à escola em que trabalho.
  • Detesto quando alguém conhecido senta a meu lado, no ônibus, e puxa conversa, impedindo a leitura!
  • Só durmo depois de dez ou doze páginas.
  • Aprendi a ler na tela do computador, mas, ainda, tenho uma vontade quase incontrolável de ter o texto nas mãos.
  • Empresto livros para @s alun@s… às vezes, os livros não voltam… não me importo muito, gosto de pensar que as obras estão circulando entre amig@s, entre famílias…
  • Deixo, nas páginas, as marcas da minha leitura… me atrai a ideia de alguém ler um texto com minhas pegadas… eu mesma, depois de algum tempo…
  • Queria mais tempo…
  • Os livros da livraria do seu Gilberto têm um cheiro diferente dos livros de outros lugares.
-----------------------------------------------------------------------------

* Tecendo redes ou de como cheguei ao blog Vísceras Literárias: andava no espaço da Profe Elaine e caí por lá! Vale a pena ler as postagens…

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Suely!

Obrigado pela visita ao Vísceras Literárias! Ah, coloquei um link lá para o seu "hábitos de leitura".

http://www.viscerasliterarias.com/2009/02/meus-habitos-de-leitor.html

Abraços!

Fatima Cristina disse...

Adorei conhecer os seus hábitos de leitura. Muito legal!

Não se esqueça hoje da hora do planeta...

Eu vou dar o meu voto. E você?

Abraços,
Fatima

Robson Freire disse...

Olá Suely

Fiquei encantado com os seus hábitos de leitura, alguns que eu tinha e nem me dava conta.
Também adoro ler em qualquer lugar, leio em ônibus, fila de banco, consultório, etc e assim como você fico muito irritado se alguem me interrompe.
Eu tenho SEMPRE um livro na cabeceira da cama, um na mochila e um no trabalho e vou lendo os tres simultaneamente e não misturo as estorias. As pessoas me perguntam como eu connsigo fazer isso e eu respondo:
Por amar o ato de ler.
Abraços e parabéns pela postagem

Marli Fiorentin disse...

Oi Suely!

Estou precisando driblar um pouco o tempo pra retomar minhas leituras. AH! eu também adoro cheiro de livro. E sabe que mfoi o primeiro que me introduziu na leitura? meu pai, que nunca conseguiu aprender a ler. Ele me levava pilhas de gibis e jornais. Antes de ir á escola eu já lia as manchetes. E depois eu lembro que ele dizia: pára de ler menina que vc fica cega. rsrrsrsrrsrsr Amoooooooo literatura! beijo!

Anônimo disse...

Ola Su!
Muito interessante a postagem sobre hábitos de leitura, recheado de penos detalhes que certamente fazem toda a diferença.
Andrea.

Patrícia disse...

Suely, querida!
Estou voltando das férias, que desta vez foram bem longas, o Ufa! está cada vez mais lindo!
Tem um selinho pra ti lá no meu blog!
Beijão!

Unknown disse...

Adorei,também sou apaixonada por livros. Ando sempre com um na bolsa e por isso fila de banco não é um problema. A fila demorou saco meu livro e me desligo do mundo.
Uma verdadeira delícia

Alcir Martins disse...

essa do ônibus é fogo....

tb tenho essa mania!!
e qtas vezes nos atrapalhamso em leituras itnerantes , hein???
no 1007 ou no 1005...lá s evão uns 8 ou 9 anos de travessias!!!


abraços!

Unknown disse...

Também li sobre no Vísceras e criei minha lista.
Te linkei lá.

http://asaventurasdechicuta.blogspot.com/2009/05/das-coisas-que-aprendi-nos-livros.html