11 de abril de 2009

Livros, livros? por que não lê-los?

S7300743
A gurizada da turma 11 B, do Curso Normal, e eu traçamos um plano: visitar (ou revisitar) a biblioteca pública e a recém inaugurada biblioteca do Sesi! E também nos conhecer um pouco mais, pois, afinal de contas, o nosso tempo de convivência é recente!!!

Entre os objetivos: nos apropriar desses espaços públicos!

Feito o plano, tratamos de colocá-lo em prática: à tarde do dia 09/04, quinta-feira, nos encontramos na praça do Barão, em frente à biblioteca pública (infelizmente, fechada por causa do feriado!).

A primeira parte, portanto, foi prejudicada!

Próxima parada: o novo espaço da cidade: Sesi - Indústria do Conhecimento!

Lugar aconchegante, pequeno, com computadores possibilitando acesso gratuito à Internet e, o melhor de tudo, uma biblioteca, com um acervo muito interessante e com livros novinhos!!!

Além disso, o atendimento muito generoso da Patrícia e da Jéssica (nossa aluna do 3° ano do Curso Normal)! Obrigada, meninas!

Nos deliciamos… cada um(a) saiu com um livro para o feriado! E olha que nem havíamos combinado isso; queríamos, apenas, bisbilhotar o acervo, mas os livros se grudaram em nós… Uma beleza… Irresistível!!!!

E mais… esses (as) alun@s que, hoje, me acompanhavam, quando conversamos sobre nossas práticas de leitura, no início das aulas, em março, revelaram-se leitores e leitoras de apenas um ou dois livros, quando isso…

Uma belezura: a construção coletiva do gosto pela leitura! Pura alegria!

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Suely.òtima idéia,essa de postar as atividades de seus alunos.O que você leciona?
Eu leciono inglês.Abraço.

Andréa disse...

Olá Su, miuto boas as imagens e a experiência nem se fala, parabéns . Certamente esta gurizada esta aprendendo muito mais, do que apenas as linhas horizontais do currículo.

EVELIZE SALGADO disse...

Oi, Suely. Achei ótima tua prática. Dei aula de português, literatura e redação durante 26 anos, hoje estou aposentada do magistério e sou terapeuta holística. Estou amando a nova vida, mas ainda vibro com experiências como a tua. Sucesso.
Bjinhosssssssss

Unknown disse...

Que barato!Penso que devemos sim continuar valorizando tão rica pérola! Beijo Suely!

Unknown disse...

Oi, Vanessa!!!

Quando trabalhava com a disciplina de literatura, entre as primeiras atividades que propunha era o "passeio de leitores e leitoras". Além de integrar a turma, alunos recém chegados de diferentes escolas da cidade para fazer o magistério, possibilitava a "apropriação" dos espaços públicos de leitura. às vezes, distantes das periferias de onde vem a maioria da gurizada!
Vivenciamos boas experiências...
Bjs